terça-feira, 27 de março de 2012

Critica Literária

 Yo, yo, yo galera, me pediram pra analisar uma crítica hoje, acabou que eu aceitei, e até quero ler os livros agora =]


 Atendendo pedidos da garota que mandou aqui o Facebook dela e aqui o Twitter.




            Crítica Literária –  Jogos Vorazes




 Para aqueles que estão cansados de vampiros e lobisomens que virou clichê na atualidade, apresento uma nova Trilogia que promete conquistar ainda mais o mundo, principalmente com a estreia do seu filme. Jogos Vorazes (ou titulo em inglês The Hunger Games).
 Em uma trama futurística, após os desastres naturais e guerras que acabaram destruindo o mundo. Surge na America do norte uma nova nação chamada Panem. Formada por treze distritos e comandada impiedosamente pela Capital autoritária. Após algumas revoltas do Distrito 13 a capital acaba destruindo-o, evitando assim novas rebeliões em outros distritos. Para lembra-los desse feito, a capital cria o Jogos Vorazes, que é uma espécie de reality show anual, onde em cada distrito é sorteado uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos que vão para uma arena e são obrigados a lutar até o ultimo sobrevivente.
 Na 74° edição dos Jogos Vorazes, Primrose Everdeen com apenas 12 anos é sorteada a participar, mas sua irmã Katniss Everdeen - a protagonista do livro e filme - de 16 anos assume o seu lugar, já que não suporta pensar em ver sua irmã morta em uma arena de combate, sendo mais uma vítima da terrível Capital. Katniss e mais um garoto chamado Peeta de 16 anos vão representar o pobre distrito 12 nessa edição dos Jogos. Caso vença ela ganhará fama e fortuna, nunca mais passará fome na sua vida. Se perder, ela morre. Nesse jogo entre vida e morte Katniss vai precisar mostrar muito mais que todas as suas habilidades e sim sua resistência contra a Capital.
 Em termos de originalidade a autora do livro Suzanne Collins e também roteirista do filme, nos oferece uma história inédita e extraordinária. Além de ser uma ficção cientifica sensata e sagaz, ela apresenta uma crítica ferrenha à sociedade consumista e egoísta em que vivemos. Permitindo assim, que leitores de todas as idades apreciem esta leitura dinâmica e envolvente.
            Já para aqueles que não gostam muito de ler, o filme de Jogos Vorazes estrelado por Jennifer Lawrence (Katniss Everdeen), Liam Hemsworth (Gale Hawthorne, melhor amigo de Katniss) e Josh Hutcherson (Peeta Mellark) já estreou nos cinemas no dia 23/03, com classificação indicativa de 12 anos.


  Bem e foi isso, caso vocês também queiram me mandar uma critica literária, uma resenha ou um texto, o meu e-mail é o mesmo de sempre, e se quiser pedir pelo face clica na foto do lado esquerdo, é isso. Adeus e até o próximo post =]

2 comentários:

  1. Assisti ao filme no dia seguinte à estréia, e achei muito voltado para o público infanto-juvenil com foco excessivo no romance entre Peeta e Katniss, o que acho difícil de contornar porque fica complicado expor o que Katniss pensa quando age. Li os três livros nas três semanas seguintes, e devo dizer que estou um tanto decepcionado. Não são tão infantis quanto o filme, mas tem pouco aprofundamento nos personagens, e o fim do livro três parece ter sido feito às pressas. A história dá uma guinada que exigiria uma grande habilidade literária para elaborar. E fica óbvio que Collins não tem esse talento. Nem o "Game of Thrones", com suas dezenas de personagens mortos se perde tanto em 3 livros. Suzanne consegue estragar o desfecho em menos de 70 páginas, com muitos eventos pairando no ar, sem explicação. Enfim, não recomendo os livros. Espero que os próximos best-sellers sejam dignos do título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. è que no cinema eles tem que direcionar a um publico especifico pra ganhar dinheiro, ainda não li o livro, mas tbm acho que o filme teve muita "melação"

      Excluir